FAQ's


Como escolher um bom feno?

A Intacol tem um serviço de assessoria gratuito, muito completo, que lhe permite estar seguro do produto ideal para cada cavalo. Realiza análises de qualidade nutritiva do feno de forma a aconselhar de forma rigorosa o melhor alimento concentrado a fornecer.

O feno é melhor ou pior que a palha e porquê?

A palha é apenas o caule dos cereais enquanto o feno é a planta completa, com folhas. Essa diferença faz com que o valor alimentar do feno seja superior ao da palha. A palha é pouco digestível e pode dificultar o normal fluxo digestivo em cavalos sensíveis, levando assim à diminuição de performance. A palha deve ser sempre a última opção na escolha de um alimento fibroso para um cavalo.

O feno deve ser dado antes ou depois do alimento concentrado?

A fibra longa, ou seja, o feno, palha ou fenosilagem deve ser fornecida preferencialmente antes do alimento concentrado por vários motivos. Comendo primeiro o feno, o cavalo vai comer mais lentamente o alimento concentrado e vai conseguir digeri-lo melhor, acabando por tirar melhor partido da energia, proteína e vitaminas provenientes do mesmo. A fibra estimula a motilidade gástrica pelo que, quando fornecida depois do alimento concentrado, acaba por acelerar a sua velocidade no intestino delgado chegando o conteúdo mais rapidamente ao intestino grosso; tal não é desejável pois pode provocar o desenvolvimento de laminites ou cólicas.

Como escolher um bom alimento para o meu cavalo?

A consulta de forma aprofundada do nosso website pode ajudar a escolher o melhor alimento para o seu cavalo, mas caso queira aconselhar-se com profissionais da área não hesite em contactar-nos.

Qual a melhor forma de fazer alterações na dieta dos meus cavalos ?

O cavalo é um animal herbívoro monogástrico. No intestino grosso (ceco e cólon) existe uma importante flora microbiana que é responsável pelo equilíbrio de todo o trato digestivo. Assim, todas as alterações ao maneio alimentar do cavalo devem ser feitas de forma lenta e progressiva, misturando lentamente o alimento antigo com o novo durante um período de tempo (5 a 7 dias).

Quantas vezes por dia devo dar alimento concentrado ao meu cavalo?

cavalo possui um estômago muito pequeno que tem uma capacidade digestiva limitada quando comparada com outros animais monogástricos. Assim, uma boa regra é nunca fornecer mais de 2 kg de alimento concentrado em cada refeição. No entanto, a Intacol aconselha a fornecer o alimento concentrado no mínimo em 3 vezes num dia. Mesmo quando a quantidade total diária fornecida é inferior a 4 kg, esta prática deve ser mantida pois rentabiliza mais o alimento concentrado e contribui para melhores performances.

Que quantidade mínima por dia devo dar de feno?

A alimentação diária do cavalo deve ser composta por, pelo menos, 60% de alimento forrageiro. Um cavalo em trabalho moderado a intenso (30 a 40 minutos, 5 a 6 vezes por semana) deverá comer cerca de 10 kg de matéria seca por dia, o que significa que deve comer, aproximadamente, 4 kg de alimento concentrado e 6 kg de alimento forrageiro de qualidade.

É necessário complementar com suplementos a dieta dos meus cavalos?

Os alimentos concentrados Intacol asseguram o aporte diário óptimo de nutrientes conhecidos como essenciais na dieta de cavalos, entre as mais diversas fases fisiológicas e de crescimento, e mesmo consoante o tipo e intensidade do trabalho exigido. No entanto, em cavalos de alta competição ou em casos especiais, pode ser necessário complementar a dieta base dos cavalos com certos nutrientes específicos.

O alimentos em muesli são melhores que os granulados ?

Não, são apenas formas diferentes de apresentar o alimento. A decisão na escolha passa apenas por razões do foro prático, pois certos cavalos reagem melhor a um tipo de alimento e outros a outro. No entanto, o alimento apresentado sob forma de mistura pode ser mais apetente na maioria dos casos, mas em caso de dúvida o melhor será aconselhar-se com um dos nossos técnicos qualificados.

A aveia excita os cavalos ?

A aveia é um excelente cereal para cavalos por ser muito digestível, mas em certos casos pode contribuir para uma certa excitabilidade. A energia da aveia pode acabar por, de alguma forma, contribuir para comportamentos mais expansivos. Por esta razão, o ideal para cavalos mais nervosos é utilizar alimentos que tenham um aporte energético baseado em fibras e lípidos de alta biodisponibilidade.

Quais os melhores alimentos para cavalos muito nervosos ou excitáveis?

O ideal para cavalos mais nervosos é utilizar alimentos que tenham um aporte energético baseado em fibras e lípidos de alta biodisponibilidade. A Intacol disponibiliza produtos indicados para estas situações, como o NATURE MASH e o BALANCE.