Quando verificamos que um cavalo se encontra magro, com uma condição corporal inferior ao desejável, existem alguns fatores a avaliar.

Garantir que o cavalo está saudável

Certos problemas de saúde tornam o ganho de peso desafiante, mesmo reunindo as melhores circunstâncias.

Um veterinário deve examinar a boca do cavalo para garantir que não existem anomalias dentárias que causem dor ao cavalo, que podem tornar a preensão e trituração dos alimentos dolorosa, limitando a ingestão dos mesmos.

Uma contagem de ovos fecais irá determinar se existe uma carga parasitária significativa no trato gastrointestinal a consumir nutrientes essenciais ao cavalo. Um exame endoscópico ao estômago irá revelar se existem úlceras gástricas, situação esta com elevada prevalência em cavalos de desporto.

Alimentação

Valor forrageiro

Fornecer forragem de boa qualidade é talvez o primeiro fator a ter em consideração no caso de cavalos magros. Avaliar a forragem que é fornecida é fundamental para conhecer o seu valor nutritivo e tomar decisões adequadas quanto à utilização dessa mesma forragem ou não (procurando uma alternativa mais adequada).

Caso haja pastagem, colocar os animais num pasto de excelente qualidade continua a ser uma ótima estratégia para um cavalo ganhar peso. Ao colocar um cavalo num pasto de qualidade a transição deverá ser lenta.

Se não houver pasto de boa qualidade disponível, poderá complementar o feno de gramíneas com um bom feno de leguminosas de ciclo precoce, com caules maleáveis e abundância de folhas, que geralmente contém mais energia do que um feno de gramíneas de boa qualidade. O feno de qualidade deverá ser colocado idealmente à disposição de forma constante, para que seja mantido um trato gastrointestinal saudável. 

ALFALFA INTACOL

Optar por um alimento concentrado de elevado teor energético

Para aumentar o peso de um cavalo deve-se escolher um alimento concentrado de elevado teor energético e, de preferência, que providencie a energia de fontes como o amido, gordura e fibra fermentável. Garantir um perfil vitamínico e mineral completo é, também essencial.

No caso de cavalos de elevada performance desportiva, devem ser complementados com alimentos adequados à competição.

PALATIN

POWER UP

No caso de cavalos seniores, com dificuldades dentárias, deve dar-se preferência a um alimento sob a forma de “papa”, enriquecido com óleo de linho.

NATURE MASH

No caso de cavalos novos, deve-se fornecer um alimento próprio para equinos em crescimento e alimentar de acordo com as necessidades dos mesmos, evitando excessos energéticos, dado que excessos poderão contribuir para problemas de crescimento.

YOUNG

Já éguas gestantes, deverão ter acesso a um alimento composto diferente no último terço da gestação, bem como durante todo o período de lactação, atendendo a que as suas necessidades aumentam.

EPOLDRIN

Complementação

Alimentos de alto teor calórico podem ser adicionados ao alimento concentrado de forma a aumentar a densidade energética. Por exemplo, o óleo de milho fornece energia, mas oferece muita quantidade de ácidos gordos ómega 6, especialmente quando combinado com uma dieta rica em cereais. Óleo de linho e óleo de peixe são duas alternativas interessantes para incremento calórico, estas ricas em ómega 3.

Determinados casos poderão beneficiar, também, de um complemento que favoreça o desempenho gastrointestinal, com substâncias que atuam como tampão ajudando a reduzir a acidez gástrica e que, fornecendo probióticos e prebióticos, favorecem a microbiota intestinal e a eficiência digestiva.

GASTROBALANCE

É necessário ser-se paciente

Os efeitos de um maneio alimentar para ganho de peso e melhoria da condição corporal irão revelar-se ao longo do tempo e não de uma forma imediata. Assim, deve-se pensar na continuidade e não no imediato.

 

LER ARTIGOS RELACIONADOS