O seu cavalo come continuadamente sem que veja melhorias na sua condição corporal? O que pode estar a acontecer? São vários os fatores a avaliar quando pretendemos o aumento da condição corporal do cavalo.
Avaliar a saúde do cavalo
Perdas de condição corporal acentuadas, ou dificuldade constante na manutenção da condição corporal de um cavalo, são razões para realizar um exame médico completo e averiguar se existe algum problema de saúde que impeça o normal ganho de peso.
Os problemas dentários são, com frequência, a causa de perda de condição corporal ou os responsáveis pela dificuldade no ganho de peso. Os cavalos devem mastigar o alimento cuidadosamente, pelo que se o cuidado com os dentes for negligenciado e ocorrer desconforto oral, a ingestão poderá ficar comprometida.
As úlceras gástricas também podem ser causa de inapetência. Um estudo recente revelou que mais de 58% dos cavalos, entre várias disciplinas desportivas, possuem úlceras gástricas.
A ingestão de grandes quantidades de cereais ou de alimentos com cereais não submetidos a tratamento térmico, está associada à diminuição da eficiência digestiva do amido e consequente à passagem de amido não digerido para o intestino grosso. Esta situação potencia a acidose intestinal subclínica, o que pode resultar em inapetência, cólica ligeira de origem desconhecida, má eficiência alimentar com perda de peso, alteração de comportamento e diminuição de performance.
Os parasitas internos irão competir com o cavalo pelos nutrientes existentes nos alimentos ingeridos, reduzindo a absorção desses nutrientes por parte do cavalo. Uma correta profilaxia sanitária é essencial para a manutenção do estado hígido e da condição corporal. O proprietário do cavalo pode pedir ao médico veterinário para avaliar a carga parasitária (através da contagem de ovos fecais) e instituir um bom programa de desparasitação individual.
Alimentação adequada – Qualidade e quantidade
Alimento forrageiro
As dietas de equinos devem ser baseadas em forragens de alta qualidade. Fornecer forragem de boa qualidade em quantidade adequada é a melhor forma de apoiar uma digestão saudável e a manutenção de uma condição corporal adequada. A componente forrageira ganha ainda maior destaque caso o cavalo apresente problemas como úlceras gástricas ou acidoses. Forragens de leguminosas (luzerna ou trevo) são mais ricas em proteína e energia do que as forragens de gramíneas, pelo que este fator deve ser considerado.
ALFALFA INTACOL
Forragens de baixa qualidade ou em má condição do ponto de vista da conservação, com sinais evidentes de poeiras, fermentação ou bolores, deverão ser evitadas, podendo originar problemas de saúde significativos. Alimentação de má qualidade e forragem com baixos níveis de nutrientes podem originar deficiências, especialmente em cavalos mais exigentes ou submetidos a uma atividade física de maior intensidade.
Alimento composto
Sempre que se verifica perda de peso/ dificuldade em manter a condição corporal o maneio alimentar deverá ser criteriosamente analisado. O alimento composto deve ser constituído por matérias-primas de qualidade, devidamente processadas, equilibrado em energia, proteínas, vitaminas e minerais. O alimento composto é um aliado na manutenção da condição corporal e no cumprimento dos requerimentos em nutrientes que o cavalo apresenta, considerando a fase em que se encontra (gestação ou lactação) ou atividade física (mais ou menos intensa) que desempenha.
ALIMENTOS INTACOL
À dieta instituída podemos adicionar ingredientes por forma a aumentar a densidade calórica do alimento fornecido ou melhorar a sua digestibilidade. Para isso podemos incluir:
-Fontes de gordura (óleo de linho ou óleo de peixe), que têm uma densidade energética significativamente mais elevada do que outros alimentos, e são fonte de ómega 3;
-Super fibras que são fermentadas no intestino grosso e constituem um aporte calórico extra;
ALFABEET
-Probióticos e prebióticos, que suportam a digestão e asseguram que cavalo tira o máximo proveito da sua alimentação;
GASTROBALANCE
-Outros.
Fatores ambientais e dinâmica de grupo
Se o cavalo se apresenta bem de saúde e a sua dieta é adequada, o próximo fator a considerar é o ambiental, fator este que pode conferir stress ao animal e consequente perda de peso.
Caso o cavalo se encontre inserido num grupo, verifique as dinâmicas hierárquicas entre os diferentes elementos (elementos dominantes podem impedi-lo de se alimentar devidamente). Caso este se encontre confinado, será esse confinamento causa de stress? Todos estes fatores deverão ser avaliados.
Manter os animais descontraídos é essencial para os incentivar a comer e para um desempenho digestivo eficiente.