Uma das principais consequências do exercício físico para o cavalo são as perdas de fluídos e eletrólitos. Estas perdas durante o exercício podem limitar a performance do cavalo e, em casos extremos, comprometer a sua saúde.

Qual a importância dos eletrólitos?

Os eletrólitos são compostos minerais que desempenham um papel relevante na homeostase do organismo. No cavalo (à semelhança dos restantes mamíferos) os fluídos e eletrólitos estão distribuídos nos compartimentos intracelular e extracelular, cuja manutenção de volume e composição é essencial para que se concretizem os diferentes processos metabólicos fundamentais à vida.

Os eletrólitos, por serem moléculas ionizadas, são responsáveis pela osmorregulação. São ainda fundamentais no equilíbrio ácido-base, na transmissão do impulso nervoso e na contração muscular.

As perdas de eletrólitos por sudação são significativas?

Sim, existe um potencial para perdas significativas de eletrólitos e fluídos durante a atividade física, particularmente quando esta é intensa, prolongada e/ ou praticada em condições atmosféricas desafiantes (temperaturas e humidades relativas elevadas).

A sudação constitui, no cavalo, o principal meio para a dissipação ativa de calor. Assim, o calor gerado pela atividade muscular estimula os mecanismos de termorregulação, aumentando a sudação, o que origina perdas significativas de cloro, sódio e potássio e perdas menores de cálcio e magnésio (entre outros minerais que poderão ser identificados no suor e sofrem perdas mínimas).

Então, quando devo adicionar eletrólitos à dieta do meu cavalo?

Um equino que desempenhe uma atividade física leve e que tenha um regime alimentar adequado, que inclua uma forragem de boa qualidade e na quantidade necessária, bem como um alimento concentrado equilibrado, recebe já alguns eletrólitos através da dieta. As necessidades que o cavalo apresenta de potássio, cálcio e magnésio deverão, à partida, estar supridas. Já o sódio e cloro fornecidos pela dieta, poderão não ser suficientes para colmatar as necessidades do cavalo nestes minerais.

De uma forma geral, os alimentos concentrados apresentam quantidades mínimas de cloreto de sódio (por forma a favorecer a preservação desses mesmos alimentos). Pelo motivo exposto, deverá ser disponibilizada uma pedra de sal de acesso livre, que permita ao equino garantir o aporte necessário de cloreto de sódio.

De referir ainda, que a ingesta presente no intestino grosso funciona como um importante reservatório de eletrólitos para o equino saudável. Contudo, sempre que se verifiquem perdas acentuadas por sudação, esse reservatório poderá não ser suficiente para repor as perdas.

Assim, a suplementação com formulações de eletrólitos é necessária em equinos submetidos a uma atividade física mais significativa e durante a realização de transportes longos, particularmente se em condições atmosféricas adversas.

REHIDRAMAX

 

LER ARTIGOS RELACIONADOS