Uma das principais preocupações a ter em conta na alimentação de cavalos, é saber se recebem alimentos com características nutricionais adequadas ao tipo de esforço que lhe é exigido, ou seja, se a alimentação é equilibrada em termos de energia, proteína, vitaminas e minerais. Outra das preocupações, assenta na escolha do alimento composto fornecido, no sentido de garantir a utilização de matérias-primas de qualidade e na adequação do seu processamento, se for o caso.
Pastagens
Relativamente às pastagens, as leguminosas são importantes pois têm maior concentração de cálcio e de proteína digestível em relação às gramíneas, pelo que aumentam o valor nutricional da erva consumida. As leguminosas permitem, também, uma melhoria da fertilidade do solo, já as gramíneas são as mais resistentes ao pastoreio, pelo que uma pastagem adequada para equinos deve conter uma mistura de ambas, com 20 a 30% de leguminosas.
Feno e feno-silagem
O feno e feno-silagem são métodos de colheita e conservação de forragem, sendo que acarretam perdas variáveis do valor nutritivo dos alimentos face ao respetivo conteúdo em verde. A altura ótima para corte nas gramíneas é no início do espigamento e a das leguminosas no início da floração.
A palha de cereais (trigo, cevada, aveia, etc.) caracteriza-se por ter uma digestibilidade baixa e um valor nutritivo residual. É um alimento pobre em energia, em proteína e em macroelementos minerais, e apresenta ainda uma ingestão voluntária inferior face aos fenos, pelo que a sua utilização deverá estar limitada a situações de escassez de forragens.
Soluções Forrageiras Intacol
Alimentos compostos
Os alimentos compostos para cavalos deverão ser complementares às forragens. As principais matérias-primas utilizadas no fabrico do alimento composto subdividem-se em: matérias-primas energéticas, proteicas e fibrosas. Para além das matérias-primas, os alimentos compostos costumam conter ainda uma pré-mistura de aditivos que permite equilibrar o alimento do ponto de vista mineral e vitamínico.